quinta-feira, 26 de abril de 2012

Marginalização x Dignidade


O trabalho é de extrema relevância no processo da construção da dignidade humana, entretanto desde os seus primórdios ele está associado ao sofrimento, sua raiz etimológica é a palavra latina Tripallium (mais informações aqui), que nada mais era do que um instrumento de tortura utilizado para punir os escravos e presos na Roma da idade média.

Com o passar do tempo (mais precisamente, a partir do século  XIV) a palavra 'trabalho' passou a ter um significado mais amplo, associado à aplicação de forças, habilidades ou talentos com o objetivo de produzir algum produto ou prestar algum serviço. Com a revolução industrial começou a se construir o conceito tal qual conhecemos hoje. Segundo o Dicionário Aurélio 'Trabalho' "2.é uma atividade de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento". Aqui Uma sociologia do trabalho contrastada veremos uma profunda análise do trabalho dentro de uma sociedade, consequências e relevância social do tema.

Agora focando no tema trabalho na sociedade capitalista podemos fazer diversas análises acerca desse assunto, mas antes disso é necessário relembrar como se constitui a sociedade capitalista. Ela foi gerada a partir do declive da sociedade feudal, principalmente com a revolução industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII, com isso substitui-se o trabalho manual pelo maquinário, ou seja o ser humano a partir desse momento passou a ficar em segundo plano nas relações de trabalho dentro dessa sociedade, a partir de então buscou-se cada vez mais mão-de-obra especializada para lidar com o sistema de máquinas e sistemas informatizados.

Com a possibilidade de trabalho nas fábricas milhões foram atraídos para as cidades porém  poucos eram absorvidos pelo mercado de trabalho devido ao pouco ou nenhum conhecimento técnico, aqui revela-se uma das características mais evidentes da sociedade capitalista : a marginalização das pessoas sem qualificação e/ou  conhecimento, o que acaba por gerar outro mal, a violência que por sua vez gera graves consequências, como gastos no que diz respeito à segurança pública, saúde entre outros. Não só a falta de conhecimento ou formação causa esse desemprego, como foi mencionado antes com a revolução industrial o trabalho humano passou a ser substituído pelo das máquinas, isso é abordado de maneira bem didática no seguinte vídeo O Trabalho na Sociedade Capitalista.

Ao mesmo tempo que o trabalho dignifica o homem perante à sociedade e o faz ser bem visto aos olhos alheios, a a falta de um marginaliza, exclui e o restringi tanto financeiramente como moralmente perante à comunidade a qual pertence, e isso tudo é fruto da dominação das classes mais ricas e influentes sobre as mais pobres e à quem da sociedade, dominação essa que é intrínseca ao capitalismo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário