sexta-feira, 27 de abril de 2012


                                                     
                                                           Desemprego— Renato Russo

Não sei se tenho medo 
Não sei se tenho medo 
Trabalho o tempo inteiro 
Estou procurando emprego 
E é mais um aumento 
Não tenho mais dinheiro 
Atraso o aluguel 
Não compro alimento 
Não sei se tenho medo 
Não sei se tenho medo 
Só este desespero 
Esqueço quando bebo 
Quem vai ter decidido 
Quem vai dançar primeiro 
E o pouco que recebo 
É uma metade pelo meio 
Não sei se tenho medo 
Não sei se tenho medo 
Só este desespero 
Esqueço quando bebo 
E é mais um aumento 
Não tenho mais dinheiro 
Atraso o aluguel 

Subemprego




Como sabemos o mercado de trabalho não absorve todos os trabalhadores e umas das consequências disso é o subemprego é uma situação econômica localizada entre o emprego e o desemprego. Ocorre normalmente quando a pessoa não tem recursos financeiros ou formação técnica profissional para se recolocar no mercado de trabalho. Um exemplo de economia informal é a de catador de papel.



Tal situação, que deveria ser temporária, transforma-se em definitiva quando o trabalhador não consegue mais voltar à economia formal (com o recebimento de salário, carteira assinada, etc.)
Os trabalhadores em situação de subemprego não podem contar com o apoio Previdência Social, nem possuem direitos trabalhistas, como férias, décimo terceiro, etc.

Nas economias subdesenvolvidas, especialmente nas mais pobres e menos industrializadas, o grande surto de urbanização não foi nem é acompanhado de um processo de modernização de igual porte, gerando subdesemprego.


Capitalismo Selvagem- Donaleda

Muerte ao capitalismo salvaje...(2x)

Eu não preciso ser doutor 
Pra me ligar que a situação não está legal
O sistema escravo já passou 
E os poderosos insistem em continuar
Escravidão mental, lavagem cerebral,
Corrupção liderada pelo capital...

Muerte ao capitalismo salvaje...(2x)

Não ligue a TV para não se assustar
O crime e a miséria em primeiro lugar
E as instituições estão falidas
Olha a nossa cara e vê se ela tá bonita...

Muerte ao capitalismo salvaje... 


http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/donaleda/1042120-capitalismo-selvagem/

Tirinha


Influencia do capitalismo na nossa vida - Bom ou Ruim?

A vida confirma todos os dias que o capitalismo não só é incapaz de superar as suas contradições como elas se agudizam extraordinariamente. E é uma evidência que a acelerada centralização e concentração do capital que se está a verificar em todo o mundo e a concentração do poder económico e político num punhado de grandes grupos transnacionais, alarga extraordinariamente a base social de apoio antimonopolista e anticapitalista. Exposta às dramáticas consequências sociais e ambientais resultantes da corrida ao máximo lucro e da corrida aos armamentos é a própria sobrevivência da Humanidade que está em causa, o que torna a alternativa do socialismo ainda mais urgente e necessária. 

É neste quadro internacional – de instabilidade e incerteza, marcado pela violenta ofensiva do imperialismo e grandes perigos para a liberdade e independência dos povos, mas também por uma forte resistência e reais possibilidades de transformações progressistas e revolucionárias – que se inscreve a luta que o PCP trava em Portugal. Partido de projecto, de luta e de proposta que não abdica de fazer frente a uma política de direita marcada por objectivos neoliberais levada por diante pelo Governo do Partido Socialista. 
Max grande sociólogo e economista do reguima capitalista. tinha seu ponto de vista, dizia que a influência que o capitalismo daa ao homem era apenas dúvida, nada concreto, era algo que poderia vir a ser, enfim nós somos influênciado se quizermos ser influênciados...


(http://exclusaosocial2011.blogspot.com.br/2011/01/exclusao-social.html)

Capitalismo e exclusão social

Não é fácil confrontar diretamente os direitos individuais à vida, propriedade e liberdade – o sistema político que define o Capitalismo.

O anti-capitalista cria fantasmas para que as pessoas tenham medo do Capitalismo, medo da liberdade. Para que elas aceitem como verdadeira a necessidade de permitir ao governo violar os direitos dos outros, e seus próprios.



Estes fantasmas geralmente são problemas que vemos no dia a dia. O grande golpe é que não vivemos em uma sociedade capitalista, vivemos em uma sociedade mista onde a interferência governamental está presente em toda parte, em maior ou menor grau.

Os problemas pelos quais se condena o Capitalismo são, na realidade, conseqüência da interferência governamental ilegítima. São conseqüência da falta de liberdade. São conseqüência, portanto, da falta de Capitalismo.

Já abordei alguns dos fantasmas favoritos do anti-capitalista. A pobreza, oabuso do poder econômico, a concentração de riqueza não são problema no Capitalismo. Outro fantasma muito alardeado é o da exclusão.

A influência do capitalismo

O capitalismo é a acumulação permanente de capital; a geração de riquezas; o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros; a concorrência, a inovação tecnológica ininterrupta e, nas fases mais avançadas de evolução do sistema, o surgimento e expansão das grandes empresas multinacionais.


O capitalismo é como se fosse um poder centralizado, onde mandam os mais fortes/ricos. 
É por causa do capitalismo que existem as desigualdades sociais, pois atualmente vivemos em um mundo onde o dinheiro e fama são mais importantes que os valores humanos. As pessoas só pensam no próprio bem-estar e esquecem o próximo.


Com o capitalismo, os preços das lojas, alimento, gasolina e principalmente os impostos aumentam cada vez mais e em consequência a violência, porque trabalhando honestamente nem todos conseguem se sustentar.







(http://www.renascebrasil.com.br/f_capitalismo2.htm)

Divisão do trabalho (Karl Marx)


Karl Marx afirma que o novo estado de divisão do trabalho é determinante nas relações dos indivíduos entre si com referência a material, instrumento e produto do trabalho.

É só com o trabalho industrial , no modo de produção especificamente capitalista, que se dá de fato a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual.

Na manufatura, ou modo de produção pré-capitalista, o trabalhador é explorado, mas não é despojado do seu saber. O capital se apropria do trabalho, mas a alienação é apenas do corpo.Com a entrada do sistema capitalista ocorrem algumas mudanças relevantes nos modos de produção. Já no modo de produção especificamente capitalista (trabalho industrial), o processo de trabalho é desmontado pelo capital que o remonta à sua própria lógica. A alienação é então total. O trabalhador da manufatura torna-se propriedade do capital.

 O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin busca mostrar a alienação causada pela divisão do trabalho através de modelos de produção como o fordismo e o taylorismo modelos esses que resumidamente visam fazer com cada trabalhador desenvolva uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho).  Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado.




No filme podemos perceber outras características desses modelos, através do tempo reduzido para almoço e a forma como o trabalhador se sente após horas de um mesmo movimento sendo repetido por incontáveis vezes ao dia, um transtorno causado pela ganância dos proprietários de fabricas que não se preocupam com o bem estar dos trabalhadores, apenas visa o lucro.




Trabalho e sua imagem


O trabalho na sociedade  capitalista é criticado das mais diversas formas, cantores de MPB buscam em suas letras ressaltar seu lado revolucionário e crítico, um bom exemplo disso é a música Podres Poderes de Caetano Veloso que mostra toda a indignação em relação à exclusão que a estrutura trabalhista do capitalismo impõe ao homem.

A construção da imagem dignificante do homem perante os outros é tema da música Música de Trabalho banda Legião Urbana.





Ao mesmo tempo em que aquele que trabalha é visto com uma cidadão perante a sociedade capitalista os que estão desempregados são vistos como pessoas incapazes e desprezíveis.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Marginalização x Dignidade


O trabalho é de extrema relevância no processo da construção da dignidade humana, entretanto desde os seus primórdios ele está associado ao sofrimento, sua raiz etimológica é a palavra latina Tripallium (mais informações aqui), que nada mais era do que um instrumento de tortura utilizado para punir os escravos e presos na Roma da idade média.

Com o passar do tempo (mais precisamente, a partir do século  XIV) a palavra 'trabalho' passou a ter um significado mais amplo, associado à aplicação de forças, habilidades ou talentos com o objetivo de produzir algum produto ou prestar algum serviço. Com a revolução industrial começou a se construir o conceito tal qual conhecemos hoje. Segundo o Dicionário Aurélio 'Trabalho' "2.é uma atividade de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento". Aqui Uma sociologia do trabalho contrastada veremos uma profunda análise do trabalho dentro de uma sociedade, consequências e relevância social do tema.

Agora focando no tema trabalho na sociedade capitalista podemos fazer diversas análises acerca desse assunto, mas antes disso é necessário relembrar como se constitui a sociedade capitalista. Ela foi gerada a partir do declive da sociedade feudal, principalmente com a revolução industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII, com isso substitui-se o trabalho manual pelo maquinário, ou seja o ser humano a partir desse momento passou a ficar em segundo plano nas relações de trabalho dentro dessa sociedade, a partir de então buscou-se cada vez mais mão-de-obra especializada para lidar com o sistema de máquinas e sistemas informatizados.

Com a possibilidade de trabalho nas fábricas milhões foram atraídos para as cidades porém  poucos eram absorvidos pelo mercado de trabalho devido ao pouco ou nenhum conhecimento técnico, aqui revela-se uma das características mais evidentes da sociedade capitalista : a marginalização das pessoas sem qualificação e/ou  conhecimento, o que acaba por gerar outro mal, a violência que por sua vez gera graves consequências, como gastos no que diz respeito à segurança pública, saúde entre outros. Não só a falta de conhecimento ou formação causa esse desemprego, como foi mencionado antes com a revolução industrial o trabalho humano passou a ser substituído pelo das máquinas, isso é abordado de maneira bem didática no seguinte vídeo O Trabalho na Sociedade Capitalista.

Ao mesmo tempo que o trabalho dignifica o homem perante à sociedade e o faz ser bem visto aos olhos alheios, a a falta de um marginaliza, exclui e o restringi tanto financeiramente como moralmente perante à comunidade a qual pertence, e isso tudo é fruto da dominação das classes mais ricas e influentes sobre as mais pobres e à quem da sociedade, dominação essa que é intrínseca ao capitalismo.









Ratos de Porão - Capitalismo

Ratos de Porão - Capitalismo

Cultiva guerras
Destrói nações
Dinheiro e poder
Suas razões
Capitalismo
Um mal incurável
Capitalismo
O homem é irresponsável

Capitalismo

Destrói natureza
Mata animais
Só o dinheiro importa
O restante são coisas banais
Mal incurável

Capitalismo

Ganância e ambição
Em qualquer situação
Está gerando um caos na humanidade
Esta é a triste realidade. 


(http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/ratos-de-porao/1053390-capitalismo/)

Capitalismo nos Dias de Hoje


Outros vídeos: 

Estado Burguês


Na sociedade capitalista é balela chamar o Estado de Estado. O correto é chamá-lo de Estado burguês! A burguesia (proprietária dos meios de produção) é assim, criou um Estado para defender e representar seus interesses.
O grande objetivo do Estado Burguês é garantir a riqueza da classe rica... Tudo realizar para que os parasitas burgueses fiquem ainda mais ricos. Porém, são os trabalhadores com o suor de cada dia que aumenta a riqueza da burguesia.
Com o apoio do Estado, a burguesia desenvolve seus projetos, esparrama seus produtos pelo mundo para dominar os mercados e mete o cacete nas manifestações operárias e estudantis. É bom que se diga: capitalismo é sinônimo de ditadura! Pois foram eles que colocaram os militares no comando do Estado em 1964. Você pode até não perceber, mas, o maior interesse desta gente é manter a propriedade privada.
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQVfmvR7e2fEuzYjnE-9NmRMbCf04qd2hWi6mlhyBgkI1mCpm7eDqzbEBRaM61fJyM6Ck9UNqnmsDWHmVt1eINfcVfyvGVEVTMYmEUzAjLoe-yDL4yLmCOxsrp-BWVlrKlWJeyre3vTX4/s400/Capitalismo.jpg)
(http://robertoalexandreblog.zip.net/)

Capitalismo: O que é?







Alguns definem o capitalismo como um sistema onde todos os meios de produção são de propriedade privada, outros o definem como um sistema onde apenas a "maioria" dos meios de produção está em mãos privadas, enquanto outro grupo se refere a esta última definição como uma economia mista com tendência para o capitalismo."Mas a verdade é que servimos como um meio de manipulação."

O trabalho na sociedade moderna capitalista

"A pobreza é semelhante à riqueza, porém, são inversamente proporcionais."
 (Autor Desconhecido)




(http://fabelem.freevar.com/cartao/fra-dinh.html)

A Sociedade Moderna no Capitalismo

"Na sociedade moderna na qual a chamamos de sociedade capitalista e da informação tecnológica vem aos poucos transformando o próprio sistema informativo de uma forma integradora. A própria sociedade atual, ou seja, era global da Informação e do Conhecimento estar mudando o cenário mundial, de uma forma significante nas transformações que envolvem aspectos de seguridade principalmente para países em que se encontram mais bem preparados economicamente; sendo assim, as diversas pessoas que a compõem um país em sua grande escala de desenvolvimento e sustentabilidade tende aos poucos conquistar mais e mais espaço, mesmo porque muitos desses países que estão economicamente com sua economia estabilizada de fato apostam sempre em mais educação e mais investimentos nos diversos ramos trabalhistas das carreiras empresariais e ao mesmo tempo nos setores automobilísticos das empresas e ao mesmo tempo investindo mais na própria tecnologia do país. (...)"
(http://politicaspublicaseeducacao.blogspot.com.br/2011/07/sociedade-moderna-do-capitalismo.html)
(http://www.efdeportes.com/efd109/analise-reflexiva-do-corpo-cultural.htm)

SOCIOLOGIA

INTEGRANTES:
Bruna Carolyne
Karen Lopes
Larissa Rodrigues
Wellen Suene

Turma 271-I
Orientadora : Prof. esp. Aricelma Ibiapina.

TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA.


Mais Valia



Podemos afirmar que na sociedade capitalista o trabalhador é detentor de sua força de trabalho, que é vendida ao capitalista, dono dos meios de produção, em troca de uma remuneração que é suficiente para garantir a sobrevivência do mesmo e sua consequente reprodução, garantindo desta forma a multiplicação do contingente de trabalhadores. É importante ressaltar que no sistema capitalista existe uma exploração funcional do trabalhador, que garante a composição do lucro do capitalista, qual seja a mais-valia.